Yoga é aliada no combate ao câncer de próstata

Natali.Saude - 4 de maio de 2017 - 11:44

Yoga é aliada no combate ao câncer de próstata

Pesquisa da Universidade da Pensilvânia mostra que exercícios reduzem fadiga e melhoram funções

(CCM SAÚDE) — Um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, indica que a prática regular de yoga melhora a recuperação de homens em tratamento do câncer de próstata, reduzindo a fadiga e mantendo as funções sexual e urinária.



Na pesquisa, constatou-se que homens que fizeram duas sessões de yoga - cada uma de 75 minutos - por semana na época em que estavam se submetendo à radioterapia tiveram resultados melhores que os que estavam no grupo de controle.

"No início, antes que os pacientes começassem o tratamento, os níveis de fadiga de ambos os grupos estavam no nível mais baixo da escala, significando que reportaram baixas quantidades de fadiga", afirma Neha Vapiwala, professora de oncologia radiológica e autora do estudo.

"Mas, à medida que o tratamento se estendia, observamos diferenças nos dois grupos", completa a pesquisadora, dizendo que os que estavam praticando yoga reportaram menos fadiga. Em relação à função sexual, os que praticaram yoga não tiveram alterações, ao passo que o outro grupo teve um declínio. Para os estudiosos, isso se deve ao fortalecimento do assoalho pélvico causado pela yoga.

"Isso também pode explicar o motivo pelo qual os pacientes que fizeram as aulas melhoraram a função urinária, outra descoberta de nosso estudo", diz a médica, completando que a prática de yoga aumentou o bem-estar físico e mental dos homens.

Foto: © goodluz - 123RF.com