Não celíacos não devem fazer dieta sem glúten

Natali.Saude - 12 de maio de 2017 - 11:31

Não celíacos não devem fazer dieta sem glúten

Pesquisa mostra que esse tipo de dieta corta alimentos que são benéficos para a saúde

(CCM SAÚDE) — Pessoas com intolerância ao glúten precisam adotar uma dieta restrita, evitando alimentos que contenham essa substância. Entretanto, a dieta sem glúten tem se difundido cada vez mais, o que, segundo estudiosos, não faz bem à saúde.

Segundo uma equipe de estudiosos da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, abrir mão de alimentos como grãos integrais, por exemplo, faz com que a pessoa deixe de ingerir substâncias que reduzem o risco de doenças. Entre os grãos estão os de trigo, cevada, aveia e centeio, não recomendados para quem tem doença celíaca.

Em artigo publicado na revista 'British Medical Journal', os médicos enfatizam que "não se deve promover uma dieta sem glúten entre pessoas sem doença celíaca”, uma vez que esses alimentos podem gerar doenças cardiovasculares em quem sofre desse mal, porém, em quem não possui intolerância ao glúten, o risco não existe.

Tal conclusão foi obtida após uma análise de dados de 64.714 mulheres e 45.303 homens não celíacos e profissionais do setor de saúde dos Estados Unidos, que preencheram um questionário sobre dieta e saúde a cada quatro anos, entre 1986 e 2010. O resultado gerou a conclusão de que "não há nenhuma relação significativa entre o consumo de alimentos com glúten e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares".

Foto: © Timmary - Shutterstock.com