Expectativa de vida com HIV é 'perto do normal'

Pedro.Saude - 15 de maio de 2017 - 08:48

Expectativa de vida com HIV é 'perto do normal'

Evolução do tratamento antirretroviral reduziu efeitos colaterais e aumentou eficácia dos remédios

(CCM SAÚDE) — Pacientes em tratamento contra o HIV já apresentam expectativa de vida "bem perto da normal", afirmam pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, em estudo publicado na revista 'The Lancet'.

Segundo o levantamento, portadores do vírus na casa dos 20 anos que iniciaram o tratamento antirretroviral depois de 2008 têm expectativa de vida 10 anos superior aos que tinham o HIV em 1996. Em países desenvolvidos, a média já chega a 78 anos, bem próxima do índice geral da população.

As razões para esse crescimento estão centradas principalmente na evolução do tratamento contra o vírus, que hoje em dia possuem efeitos colaterais mais brandos e aumentaram sua eficácia. Além disso, o HIV encontra dificuldades para criar resistência às novas drogas.

Atualmente, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 489 mil pessoas recebem o tratamento contra o HIV no Brasil, número 38% superior do registrado em 2013. Todos os medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: © Jarun Ontakrai - Shutterstock.com