Obeso em forma é mito, aponta pesquisa

Pedro.Saude - 22 de maio de 2017 - 09:28

Obeso em forma é mito, aponta pesquisa

Risco de problemas de saúde é mais elevado mesmo entre aqueles pacientes com taxas adequadas

(CCM SAÚDE) — A ideia de que obesos, apesar do excesso de peso, podem estar em forma não passa de um mito. A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, que analisaram registros de 3,5 milhões de pessoas.



Segundo o estudo, mesmo obesos que apresentam índices metabólicos, tais como colesterol, triglicerídeos e glicemia, dentro dos padrões recomendados possuem risco elevado de desenvolver, em algum momento da vida, problemas associados à obesidade, em especial diabetes e doenças cardiovasculares.

O trabalho, divulgado no Congresso Europeu de Obesidade e ainda não publicado, defende que pacientes acima de peso devem se guiar pelas suas taxas, mas terem como objetivo a perda dos quilos extra, com base em dieta equilibrada e exercícios físicos.

Para Mike Knapton, da Fundação Britânica do Coração, os resultados da pesquisa devem ser levados a sério. "Não é sempre que uma pesquisa dessa magnitude esclarece um mito antigo. Os profissionais de saúde precisam prestar atenção", afirma ele em entrevista à 'BBC'.

Foto: © Kurhan - 123RF.com