Super antibiótico combate bactérias resistentes

Natali.Saude - 31 de maio de 2017 - 10:55

Super antibiótico combate bactérias resistentes

Cientistas modificaram o medicamento vancomicina para aumentar sua efetividade em mil vezes

(CCM SAÚDE) — Uma versão 'turbinada' de um antibiótico criada por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Scripps, nos Estados Unidos, promete combater superbactérias. Agora, a vancomicina, usada há 60 anos, terá ação mil vezes mais forte que a atual.

Com essa alteração, a vancomicina passa a ser o primeiro antibiótico com três mecanismos independentes, modificando a forma com a qual as bactérias compõem sua parede celular. "Os médicos podem usar essa forma modificada de vancomicina sem medo de provocar resistência", diz Dale Boger, do Instituto de Pesquisa Scripps.

Publicado na revista 'Proceedings of the National Academy of Sciences', o estudo testou a bactéria Enterococcus e a nova versão do antibiótico foi eficaz contra a bactéria original e a que tinha resistência à vancomicina comum.

"Organismos não podem trabalhar simultaneamente para driblar três mecanismos diferentes de ação. Mesmo se acharem uma solução para um deles, esses organismos serão mortos pelos outros dois", complementa Boger.

Foto: © kasto - 123RF.com