Vacina da gripe é liberada; veja lista dos estados

Natali.Saude - 6 de junho de 2017 - 10:46

Vacina da gripe é liberada; veja lista dos estados

São Paulo ainda não aderiu à ação, pois aguarda mais lotes de vacinas para toda a população

(CCM SAÚDE) — A partir desta segunda (5), o Ministério da Saúde liberou a vacina da gripe para toda a população de 15 estados e do Distrito Federal, após a vacinação dos grupos prioritários (idosos, crianças, gestantes e trabalhadores da área da saúde).



O plano é vacinar a população desses locais até o esgotamento dos estoques para que não haja desperdício dos lotes. Por ora, os estados que aderiram à vacinação total são, além do Distrito Federal, Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Maranhão e Rondônia.

Os estados de Alagoas, Amapá, Ceará, Pernambuco, Piauí e São Paulo ainda não liberaram a dose para toda a população. São Paulo ainda aguarda mais doses, já que o estado possui 35 milhões de pessoas que não estão na lista prioritária, ao passo que o Ministério da Saúde conta com um excedente de apenas 10 milhões de doses para todo o país.

Em comunicado, o Ministério da Saúde apontou que cada secretaria estadual de saúde terá autonomia para definir se libera ou não a vacinação contra a influenza para todas as faixas etárias.

Foto: © Africa Studio - Shutterstock.com