Brasileiros criam teste para câncer de pâncreas

Pedro.Saude - 7 de junho de 2017 - 08:33

Brasileiros criam teste para câncer de pâncreas

Método usa somenteuma gota de sangue e é mais rápido e barato que técnica convencional

(CCM SAÚDE) — Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) desenvolverem uma nova técnica para o diagnóstico do câncer de pâncreas. O exame criado exige apenas uma gota de sangue do paciente e seu resultado sai em oito minutos, cinco vezes mais rápido que o teste atualmente disponível. O método também é mais barato que o convencional.

O teste utiliza biossensores compostos de quitosana, uma substância naturalmente encontrada em alguns crustáceos, que são capazes de detectar a presença da proteína CA 19-9 no sangue do paciente. "Quanto maior a concentração das proteínas, maior é o risco da pessoa desenvolver o câncer de pâncreas", afirma o pesquisador Andrey Soares ao portal 'G1'.

De acordo com Soares, responsável pelo desenvolvimento da técnica, testes bem-sucedidos já foram feitos em animais e seres humanos no Hospital do Câncer de Barretos e, em breve, o novo método poderá ser disponibilizado.

Por sua rapidez e baixo custo - o pesquisador estima que o teste pode custar entre R$ 5 e R$ 6 -, a expectativa dos cientistas é de que o dispositivo criado possa ser instalado diretamente em consultórios médicos para diagnóstico rápido e precoce deste tipo de câncer, que atualmente apresenta mortalidade na casa dos 90%.

Foto: © dolgachov - 123RF.com