Álcool durante a gravidez altera rosto do bebê

Pedro.CCM - 12 de junho de 2017 - 09:04

Álcool durante a gravidez altera rosto do bebê

Estudo australiano constatou modificações principalmente no nariz, lábios e olhos das crianças

(CCM SAÚDE) — O consumo de bebida alcoólica na gravidez provoca graves problemas cognitivos nos bebês. Uma pesquisa da Universidade de Melbourne, na Austrália, aponta que essas crianças também sofrem alterações no formato do rosto.

O estudo avaliou 415 bebês com um ano e constatou que aqueles expostos ao álcool apresentavam pequenas mudanças faciais, especialmente nariz, lábios e olhos. Um certo afundamento do meio do rosto e nariz mais arrebitado foram as duas principais alterações encontradas.

O trabalho também mostrou que essas mudanças se davam independentemente da quantidade de álcool consumido pela gestante ou o momento da gestação em que ela ocorria. Desta forma, os pesquisadores afirmam que a única forma de prevenir este problema é com a abstinência integral de álcool ao longo de toda a gravidez.

Por outro lado, a análise não foi capaz de confirmar se essas alterações guardavam ou não relação com condições neurológicas ligadas às desordens do espectro alcoólico fetal. A ingestão de bebida alcoólica na gestação pode provocar, entre outros problemas, microcefalia, baixo peso ao nascer, déficit de atenção e crescimento abaixo do esperado.

Foto: © Evgeny Atamanenko - Shutterstock.com