Campanha da gripe vacina 82% e não bate meta

Pedro.CCM - 13 de junho de 2017 - 08:34

Campanha da gripe vacina 82% e não bate meta

Apenas três estados superaram 90% de cobertura; onde ainda há estoque, vacinação continua

(CCM SAÚDE) — A campanha de vacinação contra a gripe chegou ao fim na última sexta-feira (9) com 82,5% de cobertura dos grupos prioritários, ficando abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era chegar aos 90% de proteção.



Em números totais, 44,2 milhões de integrantes dos públicos-alvo foram imunizados. Além disso, 1,8 milhão de pessoas fora desses grupos também receberam a vacina. Por conta da baixa adesão, a vacina foi liberada para toda a população em 15 estados para evitar desperdício das doses.

Entre os estados, apenas três - Amapá, Pernambuco e Paraná - superaram a meta inicial de 90% de imunização. Considerando-se as regiões, a Sul teve a maior cobertura vacinal (87,3%), seguido por Nordeste (84,2%), Centro-Oeste (83,1%), Norte (82,5%) e Sudeste (79,7%).

Na análise dos grupos prioritários, somente as puérperas - mulheres que deram à luz há menos de 45 dias - e a população indígena bateu a meta de 90%. Por outro lado, gestantes (69,5%) e crianças de até cinco anos (69,8%) tiveram as menores coberturas. Os demais públicos-alvo são professores, profissionais de saúde, idosos, privados de liberdade e funcionários do sistema carcerário.

De acordo com o Ministério da Saúde, estados ainda com doses em estoque podem seguir vacinando a população em geral.

Foto: © goodluz - 123RF.com