Sorrir faz as pessoas parecerem mais velhas

Natali_CCM - 14 de junho de 2017 - 09:25

Sorrir faz as pessoas parecerem mais velhas

Pesquisa indica que quem sorri parece de um a dois anos mais velho do que é de verdade

(CCM SAÚDE) — Um estudo conduzido pelas universidades Ben-Gurion, em Israel, e Western, Canadá, aponta que nem sempre sorrir é o melhor remédio - pelo menos no que diz respeito à aparência.



Segundo a pesquisa, quem sorri em demasiado parece de um a dois anos mais velho do que realmente é. Isso se dá por conta das rugas que se formam no canto dos olhos, mais comuns em pessoas que acionam muito os músculos no momento de sorrir.

Publicado na revista médica 'Psychonomic Bulletin and Review', esse estudo apresentou diversas fotos de pessoas aos participantes, que tiveram que classificá-las das mais velhas às mais jovens. No montante de imagens havia pessoas sorrindo, com expressões neutras e surpresas. O resultado foi que os mais sorridentes foram classificados como mais velhos.

"Ironicamente, descobrimos que a mesma pessoa pode acreditar que sorrir faz você parecer mais jovem e julgar rostos sorridentes como mais velhos do que os neutros", diz Melvyn Goodale, diretor do Brain and Mind Institute da Western University.

A explicação para isso é que as pessoas percebem os rostos de maneira holística, ou seja, avaliam olhos, boca e nariz. "O sorriso, como uma convenção social, é realmente visto como algo positivo, ligado a elementos de atração, saúde e também de juventude. A ideia geral é a de que, quem sorri, deveria ser visto como mais jovem. O que mostramos, de forma direta, é que se trata de um conceito errado", completa outro pesquisador.

Foto: © asife - 123RF.com