Um em cada seis idosos sofre abusos, diz OMS

Pedro.CCM - 16 de junho de 2017 - 08:41

Um em cada seis idosos sofre abusos, diz OMS

Levantamento levou em conta 52 pesquisas realizadas em 28 países; abuso psicológico é o maior

(CCM SAÚDE) — Um em cada seis idosos sofrem abusos regularmente, aponta levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo calcula que, no total, 141 milhões de pessoas acima dos 60 anos são alvo de algum tipo de agressão.



O trabalho da agência das Nações Unidas revisou 52 pesquisas sobre o tema realizadas em 28 países. Doze destes países são de baixa e média renda, onde ocorrem o maior número de casos de abusos, apontam os pesquisadores, capitaneados pelo geriatria Yongjie Yon, da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

De acordo com o levantamento, 15,7% dos idosos sofrem algum tipo de abuso. Segundo o tipo de violência, 11,6% são alvo de abuso psicológico, 6,8%, abusos financeiros; 4,2% sofrem negligência; 2,6%, abuso físico; e 0,9%, abuso sexual. A soma das porcentagens ultrapassa 15,7% porque um idoso pode sofrer mais de uma forma de agressão.

Com base nas projeções demográficas da ONU para 2050, que prevê que haverão 2 bilhões de idosos em todo o mundo, os cientistas estimam que 330 milhões de pessoas com mais de 60 anos serão vítimas de abusos até lá. Apesar desses números, o estudo destaca que não há políticas globais de combate à violência contra idosos.

Foto: © nito500 - 123RF.com