Óleo de coco faz tão mal quanto manteiga

Pedro.CCM - 19 de junho de 2017 - 09:25

Óleo de coco faz tão mal quanto manteiga

Análise mostra que produto aumenta colesterol; propaganda altera visão do público sobre o óleo

(CCM SAÚDE) — O óleo de coco, visto por muitos como um alimento saudável, é tão prejudicial à saúde quanto a manteiga e a gordura da carne. A afirmação é da Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês).



De acordo com o levantamento da entidade, 82% dos ácidos graxos presentes no óleo de coco são saturados. A gordura saturada é um dos principais vilões da saúde humana já que eleva o colesterol e aumenta os riscos de entupimento das artérias.

Apesar disso, o produto é enxergado pelo público em geral como uma opção saudável à manteiga e óleo de soja, por exemplo. Para os pesquisadores, no entanto, isso não passa de uma deturpação promovida pela propaganda que, nos últimos anos, tem estimulado o consumo de óleo de coco e nomeado uma série de propriedades.

A AHA recomenda, em substituição ao óleo de coco e outras gorduras saturadas, o uso de azeite e óleos de canola e girassol. Além disso, as chamadas gorduras insaturadas, que devem ser consumidas, também podem ser encontradas no abacate e nas oleaginosas (amêndoa, nozes e castanhas).

Foto: © magone - 123RF.com