Criada fórmula para controlar o colesterol alto

Natali_CCM - 20 de junho de 2017 - 10:07

Criada fórmula para controlar o colesterol alto

Testada em roedores, novidade combate os danos causados pelo estreitamento das artérias

(CCM SAÚDE) — O colesterol alto é o principal responsável pela aterosclerose (estreitamento das artérias). Hoje, é controlado com as estatinas, tomadas diariamente, porém uma fórmula criada na Áustria pode proteger o coração de forma duradoura.

Cientistas da Universidade de Viena e do Biocentro AFFiRis anunciaram, no ‘Jornal Europeu do Coração’, a criação de uma vacina contra o colesterol, já testada com sucesso em ratos.

Na pesquisa, houve uma redução de 53% do colesterol, 64% dos danos gerados pela ateroesclerose e 21 a 28% menos inflamação das artérias. Segundo os pesquisadores, uma dose anual dessa vacina seria suficiente para proteger as artérias dos humanos por todo o ano.

"A diferença entre uma vacina convencional e nossa abordagem é que a vacina induz anticorpos específicos para proteínas virais ou bacterianas que são externas ao corpo — patógenos —, enquanto a AT04 induz anticorpos contra uma proteína-alvo que é produzida pelo corpo — proteína endógena. Isso é realmente uma abordagem imunoterapêutica, mais que uma vacinação", conta um dos responsáveis pelo estudo.

Foto: © hywards - Shutterstock.com