HPV: vacina ampliada para meninos até 15 anos

Pedro.CCM - 21 de junho de 2017 - 09:02

HPV: vacina ampliada para meninos até 15 anos

Objetivo é imunizar 80% dos adolescentes; jovens portadores de HIV também têm direito a receber vacina

(CCM SAÚDE) — O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (20), que vai ampliar a vacina contra o HPV para meninos de 11 a 15 anos incompletos. Anteriormente, apenas os garotos de 12 e 13 anos podiam receber a imunização.



Além disso, pacientes que já passaram por transplantes, em tratamento contra o câncer e portadores do vírus HIV entre 9 e 26 anos também passam a ter o direito de serem vacinados contra o papilomavírus.

Para esse ano, o objetivo do ministério é proteger 80% do público-alvo da vacina, isto é, 7,1 milhões de meninos e 4,3 milhões de garotas que ainda não receberam as duas doses da vacina do HPV.

Até o momento, a adesão à imunização por parte de ambos os sexos segue baixa. Entre as meninas, apenas 45,1% recebeu as duas doses da vacina, única forma de garantir a proteção contra o vírus. Já os garotos têm níveis ainda menores. Somente 16,5% dos jovens de 12 e 13 anos foram imunizados desde o ano passado.

Por conta disso, o Ministério da Saúde incluiu o HPV na campanha de multivacinação deste ano, que ocorre entre 11 e 22 de setembro. O Dia D da vacinação contra o HPV será em 16 de setembro.

Foto: © Rarin Lee - Shutterstock.com