Brócolis é alternativa para combater diabetes

Natali_CCM - 21 de junho de 2017 - 10:02

Brócolis é alternativa para combater diabetes

Extrato do broto do vegetal pode ajudar no tratamento da doença, que atinge 300 milhões

(CCM SAÚDE) — O diabetes é um mal que acomete mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. O diabetes 2, que apenas no Brasil afeta 9 milhões de indivíduos, pode ser controlado com a ajuda do extrato do broto de brócolis.



Segundo um estudo feito pelo Centro de Diabetes da Universidade de Lund, na Suécia, publicado na revista 'Science Translational Medicine', o brócolis pode ser um grande aliado no controle dos níveis de açúcar no sangue. Esse extrato do broto do vegetal seria ideal para 15% dos diabéticos que não podem se tratar com metformina por riscos de problemas renais.

O sulforafano, presente no brócolis, mostrou-se eficiente no combate à produção de glicose pelas células hepáticas e alterou a expressão genética de ratos com diabetes.

Em testes com humanos, a endocrinologista Annika Axelsson constatou que, após um estudo de 12 semanas com 97 pacientes com diabetes, os que estavam com a doença fora de controle tiveram baixa significativa nos níveis de glicemia em jejum.

"Quinze por cento dos pacientes de diabetes 2 não podem usar metformina devido à taxa reduzida de filtração dos rins e, portanto, ao risco aumentado de acidose lática. Além disso, até 30% das pessoas tratadas com metformina têm náusea, inchaço, dor abdominal ou diarreia, e de 5% a 10% não conseguem continuar o tratamento. Encontrar opções para reduzir a produção exagerada de glicose no fígado é, portanto, uma alta prioridade", avaliam os autores.

Foto: © Nik Merkulov - Shutterstock.com