Sexo na terceira idade melhora função cognitiva

Pedro.CCM - 23 de junho de 2017 - 07:48

Sexo na terceira idade melhora função cognitiva

Maior frequência de relações sexuais está associada a melhor capacidade visual e fluência linguística

(CCM SAÚDE) — Relações sexuais na terceira idade trazem efeitos benéficos para a atividade cerebral dos idosos, aponta pesquisa feita em parceria pelas universidades de Coventry e Oxford, no Reino Unido.



No estudo, publicado no periódico 'Journals of Gerontology', 25 homens e 48 mulheres entre 50 e 83 anos responderam a um questionário sobre a sua atividade sexual, tendo que responder se, nos 12 meses anteriores, havia feito sexo 'nunca', 'mensalmente' ou 'semanalmente'. Na sequência, os participantes foram submetidos a testes que mediam níveis de atenção, memória e fluência linguística e habilidades visuais e espaciais.

De acordo com os pesquisadores, aqueles que afirmaram manter relações sexuais ao menos uma vez por semana tiveram desempenhos acima da média nos exames de fluência linguística e visuoespacial. Por outro lado, o sexo não influenciou nos resultados de atenção e memória, por exemplo.

Para a geriatra Hayley Wright, o objetivo agora é conseguir determinar quais os mecanismos que promovem essa relação entre sexo e funções cognitivas. "No momento, só podemos especular se isso se refere a elementos sociais ou físicos, mas precisamos entender os mecanismos biológicos que geram essa interação e se há uma relação de causa e efeito nisso", afirma a cientista.

Foto: © wavebreakmedia - Shutterstock.com