Videogames podem causar alterações cerebrais

Pedro.CCM - 28 de junho de 2017 - 10:05

Videogames podem causar alterações cerebrais

Prática traz benefícios para a atenção, mas também existe o risco de dependência dos jogos

(CCM SAÚDE) — Os videogames, cada vez mais populares até entre adultos, são capazes de provocar alterações importantes no cérebro dos jogadores, tanto positivas quanto negativas. É o que mostra estudo da Universidade da Catalunha, na Espanha.

A pesquisa demonstrou que os praticantes desenvolviam maior capacidade de atenção e concentração, além de apresentarem um aumento considerável do hipocampo direito, região do cérebro associada às habilidades visuoespaciais.

Por outro lado, o trabalho coordenador pelo pesquisador Marc Palaus também revelou que há riscos claros de jogadores desenvolverem dependência do jogo. Na análise, os especialistas constataram que a prática abusiva de jogos eletrônicos afeta mecanismos de recompensa idênticos aos envolvidos na dependência de álcool, tabaco e outras drogas.

Segundo Palaus, a pesquisa é importante por trazer dados com base científica para a discussão sobre videogames, que se arrasta por muitos anos. "Videogames já foram festejados e demonizados, normalmente sem dados reais para sustentar essas visões. Por ser uma atividade popular, todo mundo tem opiniões fortes sobre esse tema", aponta ele.

Foto: © GooGag - Shutterstock.com