Feijão e pão preto evitam menopausa precoce

Natali_CCM - 3 de julho de 2017 - 14:36

Feijão e pão preto evitam menopausa precoce

Estudo feito nos EUA mostra que a ingestão desses alimentos reduz em 16% o risco do problema

(CCM SAÚDE) — A menopausa é o último processo do ciclo reprodutivo e algo pelo qual as mulheres devem passar por volta dos 52 anos. Entretanto, em alguns casos, ela acontece de maneira precoce e os motivos ainda são desconhecidos.



Para combater esse problema, pesquisadores da Universidade de Massachusetts em Amherst e da Faculdade de Saúde Pública Harvard T.H.Chan, nos Estados Unidos, avaliaram 85,6 mil mulheres e chegaram à conclusão de que a ingestão diária de três a quatro porções de alimentos como feijão e pão preto reduz em 16% o risco de ter menopausa antes dos 45 anos.

Para as cientistas Maegan Boutot e Elizabeth Bertone-Johnson o resultado se deve ao fato de que o consumo elevado de proteína vegetal, em animais, está relacionado ao retardo da menopausa. No estudo, macarrão, pão preto e cereal matinal ofereceram maior proteção contra a menopausa precoce.

"Uma compreensão melhor sobre como a ingestão de proteína vegetal está relacionada ao envelhecimento do ovário pode identificar formas das mulheres modificarem seu risco de menopausa precoce e das condições de saúde associadas", diz Maegan Boutot, primeira autora do estudo e pesquisadora da Universidade de Massachusetts em Amherst.

Vale destacar que a menopausa precoce traz consigo alguns males para a mulher, como o aumento do risco cardiovascular e a osteoporose.

Foto: © Brent Hofacker - 123RF.com