Antibiótico mal tomado piora as infecções

Natali_CCM - 6 de julho de 2017 - 10:06

Antibiótico mal tomado piora as infecções

Não seguir as recomendações ou interromper tratamento antes da hora torna bactérias mais fortes

(CCM SAÚDE) — O termo 'superbactérias' está cada vez mais popular no mundo e se refere àquelas bactérias que, por algum motivo, ficaram mais fortes e resistentes a antibióticos. Segundo infectologistas, nós mesmos estamos criando esses monstros.

Quando o antibiótico não é tomado da maneira correta ou seu uso é interrompido antes do fim do tratamento, as bactérias ficam mais fortes e, em uma próxima infecção, voltam mais resistentes.

O antibiótico é um medicamento indicado para diversos tipos de infecções, porém seu uso indiscriminado tem aumentado o número de bactérias que não sofrem com a ação dos remédios. Quando ingerido, ele mata as bactérias boas e ruins, sendo que as boas voltam a colonizar posteriormente.

Segundo os especialistas, é fundamental que o tratamento seja feito até o final, de acordo com a recomendação médica, mesmo que o paciente esteja se sentido bem. Seguir horários para ingerir o medicamento e não se automedicar também são medidas fundamentais para evitar que as bactérias fiquem mais fortes.

Foto: © funny angel - Shutterstock.com