Atos de generosidade trazem felicidade

Natali_CCM - 12 de julho de 2017 - 10:40

Atos de generosidade trazem felicidade

Pesquisa conduzida em Zurique, na Suíça, demonstra que doar eleva sensação de bem-estar

(CCM SAÚDE) — Um experimento conduzido em Zurique, na Suíça, com 50 pessoas, demonstra que o simples de ato de fazer algo generoso eleva os níveis de felicidade das pessoas.



Segundo os pesquisadores, todos os participantes do estudo relataram que doar algo é uma experiência de bem-estar. Concomitantemente a isso, foram realizados exames de ressonância magnética, que revelaram que uma área do cérebro relacionada à generosidade despertou uma resposta da área ligada à felicidade.

"Nosso estudo fornece evidências comportamentais e neurais que apoiam a ligação entre generosidade e felicidade", disseram os cientistas na revista ‘Nature Communications’.

No experimento, cada participante recebeu 25 francos suíços (cerca de R$ 83) por semana, durante quatro semanas. Metade deles se comprometeu a gastar o dinheiro com outras pessoas e a outra metade poderia gastar esse valor com eles próprios.

Depois, sem que nenhum deles recebesse o dinheiro, os participantes foram submetidos a perguntas que formulavam alguns cenários referentes a eles e a seus supostos beneficiários. A equipe descobriu que a equipe que se comprometeu a doar o dinheiro estava mais feliz do que a que pretendia gastar com si mesmo.

"A generosidade e a felicidade melhoram o bem-estar individual e podem facilitar o sucesso social", concluíram os pesquisadores, que destacaram o fato de essa atitude contribuir para a melhora da vida em sociedade, da política, economia, etc.

Foto: © Yulia Grogoryeva - 123RF.com