Brasil vai mal em ranking de atividade física

Pedro.CCM - 13 de julho de 2017 - 09:13

Brasil vai mal em ranking de atividade física

País fica em 40º de estudo com 46 nações; trabalho se baseou em dados de app de monitoramento

(CCM SAÚDE) — O Brasil é um dos países mais sedentários do mundo, aponta a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A pesquisa, baseada em dados de aplicativo de monitoramento de passos, colocou o país no 40º lugar em ranking com 46 nações.

Ao todo, o estudo avaliou 68 milhões de dias de atividade de 700 mil usuários do app Argus, que conta o número de passos dados pelo portador do smartphone. De acordo com o levantamento, o brasileiro dá, em média, 4.289 passos por dia, ficando à frente apenas de Catar, África do Sul, Filipinas, Malásia, Arábia Saudita e Indonésia.

O líder do ranking internacional é Hong Kong, que apresentou média de 6.880 passos. Logo atrás do país asiático estão China (6.189), Ucrânia (6.107), Japão (6.010) e Rússia (5.969). O latino-americano mais bem colocado é o Chile, na 21ª posição, com 5.204 passos.

Vale destacar que diversas associações médicas, entre elas a Fundação Britânica do Coração, defendem que se estabeleça a meta de 10 mil passos diários como forma de prevenir doenças cardiovasculares. Recentemente, outros estudos apontam que esse valor deve ser elevado para 15 mil, mais de três vezes a média nacional.

Foto: © misfire_asia - Shutterstock.com