Câncer de próstata é maior em altos e obesos

Natali_CCM - 18 de julho de 2017 - 09:46

Câncer de próstata é maior em altos e obesos

Estudo conduzido na Universidade de Oxford mostra que excesso de peso aumenta risco em 13%

(CCM SAÚDE) — O câncer de próstata, uma das variantes da doença que mais ameaça os homens, está diretamente relacionado à altura e ao peso das pessoas, segundo um estudo feito com quase 142 mil homens.



A pesquisa, conduzida na Universidade de Oxford, na Inglaterra, demonstrou que, depois dos 102 centímetros de circunferência abdominal, cada 10 cm a mais nessa medida eleva em 13% o risco de desenvolver o câncer de próstata, ao passo que a altura também deixa os homens mais vulneráveis.

No estudo, Aurora Perez-Cornago, principal autora do estudo, dividiu os tumores em categorias, seguindo o quanto a doença se espalhou e o grau de anormalidade das células. Os dados coletados vieram de Dinamarca, Itália, Holanda, Espanha, Suécia, Reino Unido, Alemanha e Grécia.

A altura dos homens também foi objeto de estudo. Os pesquisadores observaram que o risco de doença de alto grau e de morte aumentou 21% a cada 10 cm a mais de altura. Segundo os cientistas, isso ocorre devido à ação hormonal.

"É importante ressaltar que nosso estudo é observacional e, portanto, precisamos de mais material para compreender possíveis mecanismos e determinar se há uma relação de causa e consequência. Nossa hipótese é que as ligações observadas com a obesidade podem ocorrer devido a alterações nos níveis hormonais em homens obesos, o que, por sua vez, pode aumentar o risco de câncer de próstata agressivo", explica Aurora ao 'Correio Braziliense'.

Foto: © Juan Gaertner - Shutterstock.com