10% dos bebês não foram vacinados em 2016

Pedro.CCM - 18 de julho de 2017 - 09:49

10% dos bebês não foram vacinados em 2016

Levantamento da OMS aponta que há 12 milhões de crianças em risco de doenças graves

(CCM SAÚDE) — Um em cada dez bebês não recebeu nenhuma vacina ao longo de 2016, revela cálculo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em números gerais, estima-se que 12,9 milhões de bebês não foram imunizados.

Segundo a agência das Nações Unidas, esse grupo de pequenos não recebeu, no mínimo, a proteção da tríplice bacteriana (DTP), contra difteria, tétano e coqueluche, condições que podem ser bastante graves nas crianças. Outros 6,6 milhões de bebês não completaram a vacinação da DTP e também não estão imunizados.

O levantamento também mostrou que 130 dos 194 países membros da ONU cumpriram a meta de vacinar 90% dos bebês com DTP. No entanto, algumas nações seguem muito atrás neste objetivo. Oito países (Chade, Guiné Equatorial, Nigéria, República Centro-Africana, Síria, Somália, Sudão do Sul e Ucrânia) não chegaram a 50% de proteção.

A boa notícia do relatório da OMS ficou por conta da vacinação contra rubéola. Com mais países adotando a imunização, a taxa de proteção contra a doença passou de 35% em 2010 para 47% no ano passado. Grávidas com rubéola podem transmitir uma síndrome congênita grave aos filhos que provoca deficiência visual e auditiva e problemas cardíacos.

Foto: © gajus - 123RF.com