Método com choques é esperança para obesos

Pedro.CCM - 19 de julho de 2017 - 08:56

Método com choques é esperança para obesos

Procedimento com corrente elétrica é testado em pacientes com dificuldade de perder peso

(CCM SAÚDE) — Uma nova terapia com choques de baixa intensidade pode ser a esperança de muitos obesos com dificuldades para perder peso apesar de terem feito uma série de dietas ao longo da vida.

O procedimento, já realizado em outros países, está sendo testado pela primeira vez no Brasil em 36 voluntárias de 24 a 40 anos com IMC entre 30 e 35 - que indica obesidade - pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.

A técnica dispara correntes elétricas na cabeça das pacientes através de eletrodos. Os choques se dão sobre a região do cérebro responsável pela sensação de fome e saciedade. Com isso, acreditam os pesquisadores, a pessoa terá maior autocontrole na hora de comer e fará escolhas mais saudáveis. Após dez sessões de choques, a paciente receberá uma dieta preparada pela equipe da USP e seguirá sob acompanhamento durante seis meses.

Apesar do novo método, a nutricionista Priscila Fassini, à frente do estudo, afirma que a melhor forma de emagrecer ainda é com reeducação alimentar. Os resultados preliminares da pesquisa, no entanto, demonstram o sucesso da terapia. Em média, as pacientes conseguiram perder 1% do seu peso corporal por semana de dieta.

Foto: © olegdudko - 123RF.com