Reduzir álcool, peso e cigarro evita o câncer

Natali_CCM - 19 de julho de 2017 - 09:34

Reduzir álcool, peso e cigarro evita o câncer

Esses e outros fatores são apontados por especialistas como ações para evitar câncer de mama e ovários

(CCM SAÚDE) — Tipo de câncer mais comum nas mulheres, o que atinge as mamas pode ser fatal em alguns casos, assim como o de câncer de ovário, que demora mais para mostrar sinais. Alguns fatores, no entanto, ajudam a desenvolver essa doença.



Fazer exames preventivos e estar atenta a qualquer sinal diferente são algumas medidas para descobrir o câncer de mama ou ovário, porém há medidas preventivas que diminuem o risco de desenvolver o problema.

Evitar o uso crônico do álcool, mesmo em pequenas quantidades, bem como combater o sedentarismo, a obesidade e não fumar, são algumas medidas que previnem o surgimento desses tipos de câncer.

Outro fator que precisa sempre ser acompanhado por um especialista é a reposição hormonal por mais de cinco anos, considerada um fator de risco para o surgimento do câncer de mama e de ovário - este segundo, aliás, é o sétimo mais comum no Brasil e só é descoberto em fase avançada na maioria dos casos.

Em geral, além das fumantes, obesas, que consomem muito álcool e com histórico da doença na família, as mulheres que menstruaram muito cedo, que não usam anticoncepcional e as que tiveram menopausa muito tarde têm mais chance de desenvolver essas variantes de câncer.

Foto: © Syda Productions - Shutterstock.com