Leite pode reduzir níveis de chumbo no corpo

Natali_CCM - 21 de julho de 2017 - 10:33

Leite pode reduzir níveis de chumbo no corpo

Estudo mostra que a bebida expulsa o metal do corpo, mas não substituiu itens de proteção

(CCM SAÚDE) — A Faculdade de Farmácia da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto divulgou o resultado de uma pesquisa indicando que o leite reduz a quantidade de chumbo no organismo e intoxicação em pessoas.

Essa condição é comum em profissionais que lidam com esse material no dia a dia e precisam utilizar equipamentos de proteção, como ressalta o pesquisador William Robert Gomes. "O chumbo pode levar até à morte se não houver um tratamento adequado e não houver um exame periódico para detectar essas concentrações altas. O leite deve ser um auxílio para evitar que essas concentrações subam a um nível extremo", conta.

No estudo foram avaliados 237 funcionários de indústrias de baterias automotivas. Comprovou-se que os que consumiam leite e derivados pelo menos três vezes por semana tinham menor concentração do metal no corpo.

Segundo os pesquisadores, isso acontece devido ao cálcio, que expulsa o chumbo do organismo e dos ossos, onde pode permanecer por até 30 anos, causando problemas neurológicos, doenças no coração, rins, alterações no sangue e problemas estomacais.

"A melhor prevenção ainda é o uso de equipamentos de proteção, tais como luvas e máscaras. O leite seria apenas um auxílio para oferecer uma vida melhor", exalta o pesquisador.

Foto: © Yuganov Konstantin - Shutterstock.com