Excesso de açúcar aumenta risco de depressão

Pedro.CCM - 28 de julho de 2017 - 12:16

Excesso de açúcar aumenta risco de depressão

Relação só foi observada entre os homens; elevação pode chegar a 23%, aponta pesquisa britânica

(CCM SAÚDE) — Consumir açúcar em excesso pode aumentar o risco de depressão entre homens. A conclusão é de pesquisa realizada com mais de 7 mil participantes pela University College London, no Reino Unido.

De acordo com os resultados da pesquisa, que avaliou tanto homens quanto mulheres, pessoas do sexo masculino que ingerem ao menos 67 gramas de açúcar - o equivalente a duas latas de refrigerante - por dia apresentam 23% mais risco de desenvolverem problemas de ordem mental num prazo de cinco anos do que o grupo que consumiu metade desse valor.

Inicialmente, o trabalho tinha objetivo de avaliar se quadros depressivos levavam a um consumo aumentado de açúcar. O resultado, no entanto, foi inverso. "Nosso estudo mostra que pode haver uma ligação entre açúcar e distúrbios do humor. Há inúmeros fatores que influenciam nesses problemas, mas uma dieta rica em açúcar pode ser o detalhe que desencadeia a depressão", explica a cientista Anika Knüppel ao jornal 'The Guardian'.

O estudo não conseguiu avaliar por que a relação não se mostrou tão presente entre as mulheres. Segundo Knüppel, mais pesquisas são necessárias para se descobrir a razão de as mulheres não terem sido afetadas. Uma das possibilidades é de que elas, diferentemente do senso comum, consumam menos açúcar do que os homens.

Foto: © Evan Lorne - Shutterstock.com