Componente dos vegetais melhora cognição

Pedro.CCM - 31 de julho de 2017 - 11:59

Componente dos vegetais melhora cognição

Luteína, encontrada na couve e no espinafre, tem novo efeito positivo descoberto por pesquisadores

(CCM SAÚDE) — Associada a uma boa visão, o consumo de luteína, substância presente em vegetais verde folhosos, também melhora a cognição, aponta estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.



Ao todo, os cientistas avaliaram 60 voluntários entre 25 e 45 anos. Neste grupo, aqueles que faziam maior consumo de alimentos ricos em luteína, como espinafre, couve, brócolis e ovos, apresentaram níveis cognitivos de indivíduos mais jovens.

Além de demonstrar os efeitos positivos da substância para o desempenho cerebral, a pesquisa também revelou, segundo seus autores, que esse benefício pode ser obtido de maneira precoce, já entre adultos de meia idade e não apenas em idosos, quando, em geral, a queda das funções cognitivas se torna mais acentuada.

"Com o envelhecimento, há um declínio já esperado. No entanto, a pesquisa mostrou que esse processo pode começar mais cedo e, na casa dos 30 anos, já é possível observar diferenças. Se a luteína pode prevenir essa queda, devemos encorajar o consumo de alimentos ricos em luteína cedo, quando o benefício será máximo", diz Anne Walk, principal autora do trabalho.

Foto: © alexraths - 123RF.com