Vacina do HIV protege em 100% dos casos

Pedro.CCM - 1 de agosto de 2017 - 09:02

Vacina do HIV protege em 100% dos casos

Ao todo, 393 voluntários receberam a imunização; resultado é encorajador, dizem especialistas

(CCM SAÚDE) — Uma nova vacina experimental contra o HIV, vírus da Aids, teve resultados "encorajadores", afirmam os cientistas que a desenvolveram. Em testes, 100% dos pacientes tiveram resposta imune ao produto.

Isso significa que seus organismos passaram a produzir anticorpos contra o agente patogênico. Ao todo, 393 voluntários de cinco países (África do Sul, Estados Unidos, Ruanda, Tailândia e Uganda) participaram do estudo. Anteriormente, a imunização havia sido testada em macacos, com eficácia próxima aos dois terços.

"Estes dados promissores, combinados aos avanços de outros pesquisadores na área, permitem que sejamos novamente otimistas sobre a possibilidade de desenvolver uma vacina contra o HIV", diz Dan Barouch, que integrou a pesquisa. Os resultados foram divulgados durante a Conferência Internacional de Pesquisa sobre a Aids, em Paris, na França.

Com o sucesso da primeira fase dos estudos, algo raro em termos de vacinas contra o HIV, o objetivo dos cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é ampliar o grupo de participantes que receberão o produto para confirmar o bom desempenho da imunização. A nova fase deve ser concluída apenas em 2019.

Foto: © ktsdesign - Shutterstock.com