Câncer de mama: exame pode prever metástase

Natali_CCM - 4 de agosto de 2017 - 10:04

Câncer de mama: exame pode prever metástase

Pesquisadores testaram um indício que identifica se tumores de mama migrarão para o cérebro

(CCM SAÚDE) — Um estudo conduzido pelo Hospital Metodista de Houston, nos Estados Unidos, pode ajudar a revelar se um tumor de mama poderá causar uma metástase. Trata-se de um exame de sangue que descobre a 'assinatura' das células.

Publicado na revista 'Nature Communications', o método utiliza um exame de sangue para detectar com antecedência células de tumores metastáticos. Com base em estudos anteriores, sabe-se que cerca de 20% dos cânceres de mama sofrerão metástase para o cérebro ao longo do tempo.

As investigar as chamadas Células Circulantes de Tumor (CTC, na sigla em inglês), os cientistas descobriram que elas são diferentes de outras células circulantes e, por isso, é possível identificar metástases de um tumor de mama ainda indetectáveis em exames de imagem.

Tal exame pode, ainda, ser um substituto da biópsia em alguns casos, já que é bem menos invasivo. Outra aplicação do teste, segundo os pesquisadores, é em pacientes que já tiveram tumores de cérebro detectados em exames de imagem para verificar se houve sucesso ou não do tratamento.

Foto: © Creations - Shutterstock.com