SUS libera medicamento para câncer de mama

Natali_CCM - 9 de agosto de 2017 - 09:03

SUS libera medicamento para câncer de mama

Remédio de alto custo é indicado para tratar metástase e dobra a sobrevida dos pacientes

(CCM SAÚDE) — O medicamento trastuzumabe foi incluído pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar pacientes com metástase do câncer de mama. Segundo especialistas, ele dobra a sobrevida das pessoas.

Com dose que custa R$ 10 mil, esse medicamento está em circulação há mais de 15 anos e, agora, será oferecido pelo SUS dentro de 180 dias incluindo pacientes metásticos, que não faziam parte do grupo que tomava o remédio gratuitamente desde 2012.

A indicação do trastuzumabe é para o tratamento do câncer de mama do subtipo HER2+, o mais agressivo e que atinge um quinto das mulheres com tumor no seio.

"Estamos muito atrasados com essa aprovação. É uma droga fundamental para o tratamento deste tipo de câncer em qualquer fase e pode dobrar a sobrevida. O tratamento era feito com quimioterapia e sem ter alvo específico para o tipo da doença. Agora, vamos conseguir controlar melhor e por mais tempo", disse Maira Caleffi, mastologista e presidente da Femama.

Atualmente, o trastuzumabe faz parte da lista básica para combater o câncer, elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: © Syda Productions - Shutterstock.com