Dois em três brasileiros não sabe seu colesterol

Pedro.CCM - 9 de agosto de 2017 - 09:37

Dois em três brasileiros não sabe seu colesterol

Nível sanguíneo do LDL é fator de risco para doenças cardiovasculares; maiores de 50 são grupo-alvo

(CCM SAÚDE) — Dois de cada três brasileiros (67%) não sabe qual a sua taxa sanguínea de colesterol, demonstrou pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). O índice, bastante elevado, preocupa especialistas.

Ter conhecimento sobre seu nível de LDL, conhecido popularmente como colesterol ruim em oposição ao HDL, colesterol bom, é um primeiro passo fundamental para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Quanto maior a taxa de LDL no sangue, maiores os riscos do paciente vir a sofrer infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC) ou mesmo já apresentar problemas de circulação e outras condições que também podem desencadear quadros cardíacos mais graves ao longo do tempo.

"Conhecer o nível de colesterol é obrigatório para maiores de 50 anos e para menores de 50 com histórico de diabetes na família, que fumam ou que são sedentários", aconselha Carlos Peixoto, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

De acordo com a SBC, um nível de colesterol considerado bom é aquele abaixo dos 200 mg/dl de sangue. Dentro desse valor, o HDL deve superar os 35 mg/dl e o LDL estar abaixo dos 135 mg/dl. Há pequenas variações nestas taxas com base na idade e sexo do paciente.

Foto: © udra11 - Shutterstock.com