Mulheres têm cérebro mais ativo que os homens

Pedro.CCM - 14 de agosto de 2017 - 09:01

Mulheres têm cérebro mais ativo que os homens

Maior estudo já feito sobre o assunto apontou ativação superior em determinadas regiões cerebrais

(CCM SAÚDE) — Mulheres possuem maior atividade cerebral do que homens, aponta estudo das Clínicas Amen, nos Estados Unidos. A pesquisa, maior já feita sobre o tema, avaliou mais 46 mil resultados de tomografias para chegar a essa conclusão.



Entre as descobertas da análise estão a maior ativação entre as mulheres do córtex pré-frontal, associado à concentração e controle de impulsos, e das regiões límbicas, ligadas ao humor e ansiedade. Por sua vez, os homens apresentaram maior fluxo de sangue nos centros de visão e coordenação motora.

Para o psiquiatra Daniel Amen, à frente da pesquisa, os dados colhidos podem ter aplicação para o diagnóstico e tratamento de doenças. "As diferenças que identificamos entre mulheres e homens são cruciais para entendermos os riscos específicos de cada gênero para doenças cerebrais, como o Alzheimer", afirma o especialista.

No estudo, foram analisados o cérebro tanto de pessoas saudáveis quanto de pacientes com uma série de condições cerebrais, tais como esquizofrenia, bipolaridade, déficit de atenção, além de vítimas de traumas na cabeça. Ao todo, 128 regiões do cérebro foram mapeadas pelos cientistas.

Os resultados podem servir de base para a compreensão do porquê de mulheres terem, de forma mais exacerbada, características como intuição, empatia e senso de colaboração, bem como possuírem maior risco de casos de ansiedade, depressão, insônia e distúrbios alimentares.

Foto: © goa novi - Shutterstock.com