Estudo: zika tem efeitos no cérebro de adultos

Natali_CCM - 15 de agosto de 2017 - 10:03

Estudo: zika tem efeitos no cérebro de adultos

Pesquisa brasileira feita em hospital universitário descobriu complicações neurológicas graves

(CCM SAÚDE) — Um estudo conduzido na Universidade Federal Fluminense demonstrou que o vírus zika está relacionado a diversas complicações neurológicas em adultos.



Publicado no 'Jama Neurology', o levantamento avaliou adultos internados no Hospital Universitário Antônio Pedro entre dezembro de 2015 e maio de 2016. No total, 40 pessoas com doenças neurológicas graves foram escolhidas, sendo 29 com síndrome de Guillain-Barré, sete com encefalite, três com mielite transversa e uma com polineuropatia crônica.

Desses pacientes, 88% apresentava anticorpos para o zika, confirmando a teoria dos pesquisadores Ivan Rocha da Silva, Jennifer Frontera, Ana Maria Filippis e Osvaldo do Nacimento, com base no aumento do número de internações por Guillain-Barré, por exemplo, que foram de um por mês em 2013 para 5.6 por mês entre dezembro de 2015 e maio de 2016.

"É de extrema importância entender o alcance do zika e sua frequência em complicações neurológicas induzidas por vírus", disse a publicação 'Jama Neurology', destacando que mais pesquisas são necessárias para entender a complexidade do problema.

Foto: © Triff - Shutterstock.com