Exame de sangue detecta até câncer 'invisível'

Pedro.CCM - 18 de agosto de 2017 - 08:36

Exame de sangue detecta até câncer 'invisível'

Tumores não perceptíveis em testes de imagem são identificados pela nova técnica

(CCM SAÚDE) — Um novo exame de sangue, desenvolvido na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, promete detectar o câncer com maior precisão e de maneira mais precoce que os atuais exames de imagem disponíveis.



A nova técnica se vale da análise de outros tumores biopsiados em pacientes com a doença para cruzar as mutações genéticas com as possivelmente encontradas no novo portador do câncer.

"Esse estudo demonstra que identificar o câncer em estágios iniciais a partir de alterações no DNA é possível e que nossa alta taxa de acerto pelo método de sequenciamento é um método promissor para atingirmos esse objetivo", diz Victor Velculescu, líder das pesquisas.

Em testes preliminares, cujos resultados foram publicados na revista 'Science Translational Medicine', os cientistas foram capazes de diagnosticar a presença de tumores em mais da metade dos 138 participantes do estudo. As modalidades testadas foram câncer de mama, pulmão, ovário e colorretal.

De acordo com os pesquisadores responsáveis pela criação do exame, a principal dificuldade é diferenciar as mutações maléficas ocorridas por conta do câncer daquelas que se dão naturalmente nas células de cada indivíduo.

Foto: © Juan Gärtner - 123RF.com