Técnica pode corrigir infertilidade em homens

Natali_CCM - 18 de agosto de 2017 - 10:31

Técnica pode corrigir infertilidade em homens

Estudo britânico feito com cobaias e utilizando células-tronco gerou filhotes sadios

(CCM SAÚDE) — A infertilidade masculina causada por questões genéticas pode estar perto de ser solucionada. Isso porque um estudo britânico com células-tronco e realizado em ratos conseguiu reverter essa condição.



O experimento funcionou da seguinte maneira: as células retiradas de roedores inférteis se transformaram em esperma saudável, dando origem a filhotes sadios. A novidade, com sucesso comprovado, pode, no futuro, ser avaliada em humanos.

A infertilidade genética dos homens é algo raro, que acomete cerca de um a cada 500 homens. Nessa condição, ele nasce com um cromossomo sexual X ou Y adicional, o que pode interromper a formação do esperma.

No teste feito pelos cientistas britânicos, o cromossomo sexual extra foi removido com o uso de células-tronco, orientadas a se transformar em esperma, injetadas nos testículos de um roedor infértil, que gerou filhotes saudáveis e com capacidade reprodutiva.

"Seria interessante ver se a mesma abordagem poderia ser usada, um dia, como tratamento de fertilidade para homens com três cromossomos sexuais", diz, em comunicado, Takayuki Hirota, um dos autores do estudo e pesquisador do Instituto Francis Crick, no Reino Unido.

"Descobrir uma maneira de produzir esperma maduro em um tubo de ensaio é um obstáculo que precisa ser vencido antes mesmo de considerarmos o uso dessa técnica em humanos", ressaltam os cientistas.

Foto: © photoagents - 123RF.com