Vacinação do HPV é ampliada para até 26 anos

Pedro.CCM - 22 de agosto de 2017 - 08:25

Vacinação do HPV é ampliada para até 26 anos

Expansão do público é temporária e apenas em cidades onde lotes estão perto da validade

(CCM SAÚDE) — O Ministério da Saúde anunciou que o público da vacina do HPV será expandido para homens e mulheres de até 26 anos. A medida é temporária e vale apenas para municípios com doses do produto com data de validade para setembro.



Apesar do anúncio, o órgão federal não divulgou a lista de cidades com lotes da vacina prestes a vencer. Por conta disso, interessados em receber a imunização devem buscar o posto de saúde do seu bairro para checar se há vacinas disponíveis para pessoas entre 15 e 26 anos.

O ministério também informou que aqueles que tenham recebido a vacinação neste período terão direito a receber as outras duas doses necessárias, que devem ser dadas dois e seis meses após a primeira injeção, respectivamente.

Ao final dos estoques das vacinas com prazo de validade reduzido, os municípios voltarão a ministrá-la apenas em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 13 anos. Além disso, pacientes em tratamento de câncer ou que tenham passado por transplante de órgãos e medula óssea também têm indicação da vacina.

Foto: © Adam Gregor - Shutterstock.com