Bactérias podem melhorar desempenho físico

Pedro.CCM - 22 de agosto de 2017 - 08:54

Bactérias podem melhorar desempenho físico

Análise do trato intestinal identificou micro-organismos com funções relevantes para a performance

(CCM SAÚDE) — Bactérias presentes naturalmente no corpo humano podem ser a chave para melhores desempenhos esportivos, demonstrou pesquisa realizada na Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.



No estudo, pesquisadores acompanharam 20 atletas que disputaram a maratona de Boston de 2015 uma semana antes e outras depois da corrida. As fezes dos participantes foram analisadas e uma bactéria em especial teve sua concentração aumentada de modo muito relevante após a disputa.

Esse micro-organismo tem como principal função metabolizar o ácido lático, substância que se acumula nos músculos durante esforços físicos prolongados e está associada a casos de câimbras e lesões musculares. Desta forma, sua presença pode ser importante para reduzir riscos.

Em outra análise, que comparou ultramaratonistas com atletas de remo, a equipe comandada por Jonathan Scheiman encontrou no primeiro grupo uma bactéria capaz de quebrar ligações de carboidratos e fibras que não aparecia nos remadores, indicando especificidades de acordo com o esporte praticado.

Essas descobertas levaram os cientistas a proporem a criação de produtos ricos em probióticos que poderão ser ministrados a atletas profissionais e amadores como forma de elevar a performance e auxiliar na recuperação física após provas desgastantes. Para isso, outros esportes serão inseridos na pesquisa para a identificação de novas bactérias benéficas.

Foto: © misfire_asia - Shutterstock.com