Anvisa planeja simplicar rótulos de alimentos

Pedro.CCM - 25 de agosto de 2017 - 08:12

Anvisa planeja simplicar rótulos de alimentos

Objetivo da agência regulatória é tornar mais clara a indicação sobre excesso de substâncias

(CCM SAÚDE) — A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda realizar mudanças nos rótulos dos alimentos vendidos no país. O objetivo é simplificar as informações nutricionais, facilitando a compreensão dos usuários.

A principal proposta em análise atualmente pelo órgão federal é a criação de sinais 'luminosos', baseados em um semáforo, para indicar concentrações de substâncias como sódio, açúcar e gorduras saturadas. Neste caso, um sinal vermelho apontaria, por exemplo, excesso na quantidade de sal do produto.

Além disso, a presença de substâncias potencialmente perigosas, casos dos alergênicos, lactose e glúten, seriam apresentadas nas embalagens na forma de figuras geométricas também coloridas, para chamar a atenção dos consumidores alérgicos ou com intolerância ao produto.

Em nota, a Anvisa, com base em estudos científicos realizados nos últimos anos, afirma que a atual tabela nutricional encontrada nos rótulos de alimentos e bebidas no país "é de difícil compreensão e pouco utilizada pelos consumidores". Isso ocorre, segundo a agência, pelo seu "formato pouco atrativo e que exige esforço, conhecimento nutricional e tempo para ser entendida".

Um grupo de trabalho formado por órgãos federais e internacionais de saúde e associações de defesa do consumidor debate desde 2014 a implementação de mudanças na rotulagem no Brasil.

Foto: © George Tsartsianidis - 123RF.com