Cacau ajuda a tratar o diabetes, diz estudo

Natali_CCM - 29 de agosto de 2017 - 10:04

Cacau ajuda a tratar o diabetes, diz estudo

Pesquisa indica que composto presente no fruto melhora a produção de insulina

(CCM SAÚDE) — Pesquisadores da Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, descobriram que um composto presente no cacau pode ajudar a tratar o diabetes. A pesquisador publicada no 'Journal of Nutritional Biochemistry'.



Segundo a descoberta, os monômeros de epicatequina ajudam na produção de insulina, que tem ação comprometida pelo diabetes. Jeffery Tessem, um dos autores do estudo, explica que as produtoras de insulina funcionam melhor e ficam mais fortes quando se aumenta a quantidade de monômeros de epicatequina no corpo.

"Eles tornam mais fortes a mitocôndria nas células beta, o que produz mais ATP [fonte de energia de uma célula], resultando em maior liberação de insulina", diz.

A conclusão foi obtida após experimentos com ratos, que seguiram uma dieta rica em gordura e tiveram aumento de peso. Quando o composto do cacau foi adicionado à dieta deles houve redução da obesidade e elevação da capacidade de lidar com altos níveis de glicose no sangue.

"Esses resultados nos ajudarão a nos aproximar da ideia de usar esse composto de forma mais eficaz, em alimentos ou suplementos para manter o controle normal de glicose no sangue e até potencialmente o aparecimento do diabetes tipo 2", conclui Andrew Neilson, coautor do estudo.

Foto: © efired - 123RF.com