OMS: 70% das amputações são por diabetes

Natali_CCM - 1 de setembro de 2017 - 10:39

OMS: 70% das amputações são por diabetes

Doença chega a matar uma pessoa a cada seis segundos no mundo; maioria do público desconhece problema

(CCM SAÚDE) — Anualmente, 55 mil brasileiros perdem uma parte do corpo por conta da diabetes. A doença, muitas vezes silenciosa, mata uma pessoa a cada seis segundos no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).



Em geral, a amputação em decorrência da diabetes se dá quando os níveis de glicemia saem do controle. No mundo todo, a cada um minuto, três pessoas têm uma parte do corpo amputada por conta dessa doença, que também acomete fortemente os rins e a visão, podendo ainda causar infarto e AVC.

Diante de tantos perigos, a diabetes deve ser diagnosticada o quanto antes. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 46,3% das pessoas não sabem ter a doença simplesmente porque não apresentam sintoma algum.

A diabetes pode se manifestar em todas as idades e tem como fatores de risco obesidade, má alimentação, sedentarismo e estresse. Existem a diabetes tipo 1, que geralmente acomete crianças e adolescentes, e a diabetes tipo 2, que atinge cerca de 90% dos pacientes e, em geral, aparece depois dos 40 anos.

Foto: © Marcos Mesa Sam Wordley - Shutterstock.com