App detecta sintomas do câncer pancreático

Natali_CCM - 4 de setembro de 2017 - 08:21

App detecta sintomas do câncer pancreático

Cientistas estadunidenses criaram aplicativo que aponta sinais de icterícia em adultos pelos olhos

(CCM SAÚDE) — O câncer de pâncreas muitas vezes causa icterícia, coloração amarelada da pele e olhos, mas nem sempre o sintoma é percebido. Por isso, cientistas estadunidenses criaram aplicativo que aponta sinais desse mal no branco dos olhos.

O app mede o quão amarela está a esclerótica, que nada mais é do que a parte branca dos olhos, e ajuda a detectar precocemente um tumor pancreático, dificilmente identificado nos estágios iniciais. "Há dois usos para o aplicativo", diz Alex Mariakaskis, da Universidade de Washington. "Um para rastreamento de quem está num grupo de alto risco e pode começar o tratamento mais cedo e outro no controle da doença sem tirar sangue a cada 24 horas", completa.

Em experimento feito com 70 pessoas, o aplicativo mostrou eficácia de 90%. Seu uso, no entanto, é visto com cautela pela Cancer Research UK. "Não há evidência de que este aplicativo pode apontar corretamente casos de câncer pancreático, principalmente porque a icterícia também pode ser sinal de outras condições de saúde", destacou.

Os cientistas rebatem: "é comum as pessoas notarem um sintoma, buscarem na internet e acharem que tem um problema sério", comenta Mariakaskis. "Nosso aplicativo pode perpetuar isso, então queremos ser muito cuidadosos sobre como nós apresentamos esses tipos de resultados às pessoas".

Foto: © dolgachov - 123RF.com