BCG protege pelo dobro do tempo imaginado

Pedro.CCM - 4 de setembro de 2017 - 08:40

BCG protege pelo dobro do tempo imaginado

Estudo mostra que vacina contra tuberculose garante imunização por 20 anos

(CCM SAÚDE) — A vacina BCG, que previne a tuberculose, possui período de proteção duas vezes maior do que o esperado, demonstrou pesquisa da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido.



A pesquisa, comandada pela epidemiologista Punam Mangtani, revelou que a vacina pode garantir imunização ao longo de 20 anos. Inicialmente, os cientistas acreditavam que essa janela durava entre 10 e 15 anos.

A vacina BCG, aplicada em mais de 158 países, inclusive o Brasil, é alvo de muita resistência entre especialistas já que apresenta falhas e uma segunda dose não aumenta o poder de proteção. No Reino Unido, por exemplo, seu uso, que ocorria em adolescentes de 13 anos, foi interrompido em 2005. No Brasil, ela é dada a recém-nascidos.

Os novos dados, no entanto, podem recuperar parte do prestígio da vacina, explica a autora do estudo. "Para quem tomou a vacina, a pesquisa é encorajadora. Eles estão mais protegidos do que se imaginava. Isso ajuda a apoiar uma vacina que nem sempre foi considerada tão importante quanto outras vacinas infantis", diz Mangtani ao jornal britânico 'The Guardian'.

Foto: © gajus - 123RF.com