Estudo encontra tratamento natural para insônia

Pedro.CCM - 11 de setembro de 2017 - 09:06

Estudo encontra tratamento natural para insônia

Casos do distúrbio provocados por estresse podem ser tratados com componente da cana de açúcar

(CCM SAÚDE) — Pesquisadores da Universidade de Tsukuba, no Japão, descobriram um método natural para tratar quadros de insônia causada por estresse. A terapia de baixos efeitos colaterais já foi testada em ratos.

De acordo com os cientistas, a substância octacosanol é eficaz no controle do estresse e, com isso, permite uma melhor noite de sono aos pacientes. Esse componente é encontrado de maneira natural na cana de açúcar, no óleo de gérmen de trigo e no farelo de arroz, entre outros produtos.

Na pesquisa, a equipe do neurologista Yoshihiro Urade testou o octacosanol em ratos. A administração oral da substância diminuiu os níveis de corticoesterona - um marcador de estresse - no sangue dos animais. Essa redução garantiu um melhor sono aos camundongos.

Por outro lado, os resultados do trabalho, publicado no periódico Scientific Reports, apontaram que o álcool não possuiu efeitos sobre a qualidade do sono de ratos com níveis de estresse controlados. Desta maneira, é provável que o tratamento não traga benefícios para pacientes com insônia por outras causas.

Foto: © Photographee.eu - Shutterstock.com