Nova câmera vê o interior do corpo de fora

Natali_CCM - 11 de setembro de 2017 - 11:20

Nova câmera vê o interior do corpo de fora

Dispositivo ajudará os médicos a rastrear, externamente, equipamentos inseridos durante exames

(CCM SAÚDE) — Uma nova câmera que funciona com a detecção de fótons individuais dentro do corpo humano pode ajudar os médicos em procedimentos como a endoscopia. Isso porque ela mostra, de fora, o interior do corpo humano.

Atualmente, são utilizados scanners e equipamentos de raio-X para avaliar o progresso dos exames que preveem a inserção de equipamentos no corpo. Com essa câmera, os procedimentos tendem a ser mais simples e com custos menores.

A nova câmera funciona detectando fontes de luz dentro do corpo e foi criada na Universidade de Edimburgo, na Escócia. "Ela tem um imenso potencial para diversas aplicações. A habilidade para identificar a localização de um equipamento dentro do corpo é crucial em tratamentos médicos, uma vez que avançamos para abordagens cada vez menos invasivas", avalia o professor Kev Dhaliwal, um dos responsáveis pela criação do equipamento.

Em testes recentes, os pesquisadores descobriram que a câmera pode identificar pontos de luz 20 centímetros distantes do tecido externo. Ele também registra o tempo necessário para feixes de luz atravessarem o corpo, sabendo exatamente onde o endoscópio está.

"O que mais gosto neste trabalho é a possibilidade de trabalhar com médicos e enfermeiros para entender os desafios práticos dos tratamentos e, então, moldar tecnologias avançadas e teorias que normalmente não iriam sair de um laboratório de física para resolver problemas reais", celebrou Michael Tanner, da Universidade Heriot-Watt.

Foto: © Alex Mit - Shutterstock.com