Identificado neurônio que controla os hábitos

Pedro.CCM - 12 de setembro de 2017 - 08:56

Identificado neurônio que controla os hábitos

Descoberta pode ajudar no tratamento de compulsões e dependência química, diz cientista

(CCM SAÚDE) — Cientistas da Universidade Duke, nos Estados Unidos, identificaram o neurônio que é o responsável pelo desenvolvimento de hábitos nos seres humanos. O achado pode ser uma chave para o tratamento de vícios e compulsões.



A equipe comandada pela neurologista Nicole Calakos fez a descoberta a partir de um estudo de ratos. Primeiro, os animais foram levados a criar o hábito de apertar uma alavanca para receber um doce. Após certo tempo, os camundongos começaram a apertá-la mesmo quando já estavam satisfeitos e não ganhavam mais comida.

Em seguida, a atividade cerebral desses animais foi comparada com a de ratos sem o mesmo hábito. Constatou-se assim uma maior ativação do neurônio FSI, localizado no corpo estriado.

Apesar de representar apenas 1% dos nervos desta região cerebral, os FSI se ligam a 95% dos neurônios do entorno. "Os FSI são relativamente raros, mas estão fortemente conectados aos principais neurônios que enviam mensagens dessa área. Essa célula controla a formação de hábitos e aparenta fazer isso ao reorganizar a mensagem enviada pelos nervos do corpo estriado", explica Calakos.

A descoberta não é apenas uma curiosidade. A partir dela, a pesquisadora pretende estudar formas de criar tratamentos originais para doenças que tenham os hábitos como origem, tais como TOC, compulsão alimentar e mesmo a dependência química já que o bloqueio do FSI foi capaz de interromper os hábitos entre os ratos.

Foto: © nobeastofierce - 123RF.com