Brasileiros buscam novo tratamento da diabetes

Pedro.CCM - 14 de setembro de 2017 - 08:30

Brasileiros buscam novo tratamento da diabetes

Objetivo é substituir as injeções diárias de insulina por um pó solúvel com bactérias transgênicas

(CCM SAÚDE) — Um estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) pretende alterar drasticamente o modo convencional de tratamento da diabetes, hoje feito com diversas - e às vezes dolorosas - injeções diárias de insulina.

O novo método, proposto por alunos de Ciências Farmacêuticas, modifica geneticamente bactérias presentes naturalmente na flora intestinal dos seres humanos para que elas possam produzir a quantidade de insulina necessária ao bom funcionamento do organismo.

Essas bactérias - até o momento foram testadas a Escherichia coli e os lactococos - comporiam em seguida um pó a ser diluída em água e ingerido pelo paciente. A frequência do consumo do líquido depende, entre outros fatores, da capacidade de produção da bactéria e do tempo em que ela consiga permanecer no corpo.

Até o momento, a pesquisa ainda está em fase inicial e ainda não houve sequer testes em animais para comprovar a eficácia e segurança do novo tratamento. Em novembro, o grupo de estudantes irá a Boston, nos Estados Unidos, apresentar a hipótese em competição de máquinas geneticamente modificadas.

Foto: © dolgachov - 123RF.com