UFScar cria aparelho portátil para exames

Pedro.CCM - 15 de setembro de 2017 - 08:15

UFScar cria aparelho portátil para exames

Análise sanguínea é feita em 15 minutos pelo equipamento e pode identificar células cancerígenas

(CCM SAÚDE) — Um pequeno aparelho portátil desenvolvido pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar) promete realizar exames de sangue com apenas uma gota e apresentar resultados em cerca de 15 minutos.



A tecnologia, denominada IG11 e criada pelos pesquisadores Filippo Ghiglieno e Patrícia Guedes, possui um sistema capaz de diferenciar e fazer análises qualitativas das células na corrente sanguínea, identificando aquelas que são cancerígenas. O aparelho pode ser usado em casa, pelo próprio paciente.

Segundo Patrícia, o novo aparelho, que está em processo de patenteamento, não substitui o diagnóstico feito em laboratório, mas pode ser uma ferramenta importante para o acompanhamento de tratamentos sem a necessidade de ida ao hospital e as dores provocadas pelas agulhas. Além disso, o IG11 traz resultados em 15 minutos enquanto um hemograma convencional leva cerca de uma hora.

Agora, o objetivo dos pesquisadores é incrementar as capacidades do sistema e permitir que análises de urina e tecidos também possam ser feitas pelo equipamento. Eles também buscam licenciar o IG11 em países da Europa.

Foto: © UFScar.