Avança tratamento contra o câncer de cérebro

Natali_CCM - 21 de setembro de 2017 - 11:16

Avança tratamento contra o câncer de cérebro

Novas pesquisas têm foco na imunoterapia, que trabalha com vírus inativos no glioma de alto grau

(CCM SAÚDE) — O glioma de alto grau é um dos tipos de câncer mais letais, com índices de óbito estimados em 75% para adultos e 99% para crianças. Por ser tão complexo, ele ainda é um desafio para a medicina, mas dois estudos podem mudar isso.



As pesquisas, relatadas nas publicações 'Science Translational Medicine' e 'Nature’, propõem novos tratamentos que aumentam a sobrevida dos pacientes por meio da ação do sistema imunológico da pessoa no combate à doença.

Uma das apostas dos cientistas é na imunoterapia, originária do início desta década. Ela prevê uma luta contra o tumor usando vírus inativos que desencadeiam uma resposta imunológica. "Nós temos uma compreensão geral de como os poliovírus modificados funcionam, mas não os detalhes mecânicos nesse nível", diz Matthias Gromeier, professor de neurocirurgia da Universidade de Duke.

"Isso é um ponto de extrema importância para nós. Conhecer os passos que acontecem para gerar uma resposta imune vai nos permitir racionalizar e decidir se e quais outras terapias fazem sentido em combinação com a imunoterapia para melhorar a sobrevida do paciente", complementa o estudioso.

Em laboratório, Gromeier demonstrou que um tipo de poliovírus chamado PVSRIPO mata as células malignas de glioma de alto grau e produz células de defesa. “Mostramos que esses vírus estimulam uma resposta inflamatória no tumor e como isso eleva a função das células dendríticas, que são capazes de estimular respostas das células T, do sistema imunológico”, diz a coautora do trabalho, Smita Nair, imunologista e professora do Departamento de Cirurgia da Universidade de Duke.

O próximo passo são os testes com humanos, incluindo a pesquisa divulgada na revista 'Nature', feita por pesquisadores da Universidade Stanford, na Califórnia, que privaram o câncer de uma molécula naturalmente produzida quando as células cerebrais são ativadas.

Foto: © Triff - Shutterstock.com