Meia hora de exercícios evita infarto e derrame

Natali_CCM - 22 de setembro de 2017 - 08:37

Meia hora de exercícios evita infarto e derrame

Pesquisa feita com mais de 130 mil pessoas de 17 países chegou a essa conclusão

(CCM SAÚDE) — Um estudo publicado na revista 'The Lancet' indica que meia hora de atividade física, cinco dias por semana, evitaria uma em 12 mortes por doenças cardiovasculares em todo o mundo.



A pesquisa, feita com mais de 130 mil pessoas de 17 países, incluindo o Brasil, indica que pessoas que se mantêm em movimento por, pelo menos, 150 horas semanais, vivem mais e têm menos riscos de doenças cardiovasculares

Os responsáveis pelo estudo, feito no Hospital St. Paul de Vancouver, no Canadá, compararam dados de mortalidade e incidência de doenças cardiovasculares com informações sobre o estilo de vida dos participantes.

"Ao incluirmos países de rendas média e baixa conseguimos determinar os benefícios de atividades como o deslocamento até o trabalho, ter um emprego ativo ou mesmo fazer o serviço doméstico", explica o médico Scott Lear, do Hospital St. Paul.

Segundo o estudo, ter uma vida ativa não necessariamente passa pela academia. Estão inclusos o uso da bicicleta, ir a pé para o trabalho, subir mais escadas ou realizar tarefas domésticas.

Atualmente, 70% dos óbitos associados às doenças cardiovasculares ocorrem em países de rendas baixa e média, onde a prática de exercícios em academias de ginástica pode representar um custo financeiro importante.

Foto: © stylephotographs - 123RF.com